quarta-feira, 13 de julho de 2011

Escola Ideal

RECEITA DE UMA ESCOLA IDEAL


Ingredientes:

. Núcleo Gestor ( Diretor, Coordenador  e Secretário Escolar)

. Professores qualificados nas suas respectivas áreas

. Psicólogos e Psicopedagogos

. Funcionários diversos exercendo cada  um sua função (merendeira, porteiro, faxineira, etc.)

. Biblioteca com acervo diversificado ( Livros didáticos e paradidáticos)

. Espaço físico adequado (salas de aula, quadra esportiva, secretaria, laboratório de (Biologia,   Química, Física etc.)

. Laboratório de Informática com internet para pesquisas

. PPP ( Plano Político Pedagógico)

. Projetos Educacionais

. Conselho Escolar

. Grêmio Estudantil

. Grupo de pais atuantes na escola enquanto comunidade.


Modo de fazer:

Para a funcionalidade e eficácia desta escola se faz necessário que todos estejam envolvidos. Será distribuído a cada pessoa que faz parte do processo educacional a sua determinada função, para que todos de forma harmônica possam cumprir suas obrigações diante da busca de uma educação melhor e de qualidade. A divisão do trabalho será importante, pois embora exista uma hierarquia administrativa, todos desde o diretor até a faxineira estão envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Essa divisão é apenas uma questão “burocrática”, pois todos os funcionários desta escola deverão abraçar a proposta de fazer uma educação mais humana e igualitária. Para o objetivo do sucesso escolar dentro da sua proposta pedagógica se faz necessário o planejamento escolar, criar metas, elaborar ações e  atribuições onde juntos possamos saber o que ensinar, como ensinar e para que ensinar. De fato com o planejamento escolar todos os projetos, o cotidiano escolar, critérios de avaliação irão obter sucesso nas suas propostas educacionais. Portanto, nunca devemos esquecer que uma escola de sucesso dependerá do trabalho de todos, cada um exercendo sua função dentro de um contexto mais humano em busca de uma sociedade melhor.

Prof. Júnio César de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário