domingo, 17 de abril de 2011

A escola e a diversidade humana

Quando nos propomos a falar de diversidade humana na escola podemos ter como parâmetro a grande necesseidade de reconhecimento que caracteriza os seres humanos.
Para que possamos compreender e entender o que somos como seres sociais e coletivos, ou quem sou como indivíduo, dependemos do reconhecimento que nos é dado pelos outros.

"Ninguém pode edificar a sua própria identidade independente das identificações que os outros fazem dele" (HABERNAS - 1983:22)

Um falso reconhecimento do outro é uma forma de opressão. A imagem que muitas das vezes construímos sobre os portadores de deficiência, pobres, homossexuais, negros, prostitutas é deprimente e humilhante,para os mesmos, causando-lhes sofrimento e humilhação, ainda mais porque tais representações depreciativas são construídas quase sempre para a legitimação da exclusão social e política dos grupos discriminados.
A escola sendo um segmento desta sociedade preconceituosa e discriminatória,a falta de reconhecimento e respeito para aqueles ditos "diferentes" é uma problemática constante no âmbito escolar.
Portanto, para que haja respeito à diversidade na escola é necessário que todos sejam reconhecidos como iguais em dignidade e direitos. Assim o reconhecimento do outro como igual a mim é uma necessidade humana, já que o ser humano é um ser que só existe através da interação e da vida social.

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